More

    Xbox Cloud Gaming e o streaming acessível de jogos

    Na era em que vivemos onde há uma constante evolução tecnológica, conseguimos observar muitas mudanças marcantes em nossa sociedade, especialmente no que diz ao acesso a conteúdo multimídia, em pouco tempo vimos a extinção das locadoras, as lojas de CD cada vez menos visitadas e tratadas como ‘relíquias’ e as lojas de games diminuindo cada vez mais. Hoje, o conceito de mídia física vem sendo esquecido aos poucos, para dar lugar às mídias digitais e o acesso a entretenimento ficando mais acessível por meio de assinaturas.

    A era do streaming é algo que vem se consolidando no mercado de todos os setores multimídia: filmes, séries, shows, música e até de jogos. E a tendência é que continue crescendo exponencialmente nos próximos 10 anos.

    E a Microsoft, desde 2016, iniciou o desenvolvimento e a produção de seu próprio serviço de streaming de jogos, o Xbox Cloud Gaming, previamente nomeado Projeto Xcloud, plataforma que permite o acesso a uma biblioteca de jogos em diversos tipos de dispositivos móveis, através de uma assinatura, sem necessitar da própria máquina(console), tudo através da nuvem. E desde então, a empresa, a fim de tornar a prática de ‘gaming’ cada vez mais acessível para os jogadores, vem investindo milhões de dólares especialmente nos serviços de jogos na nuvem.

    A plataforma foi lançada mundialmente em 2020, no formato Beta, ou seja, não está em fase final e se encontra assim até hoje, em estágio de desenvolvimento e desde o lançamento, o serviço está disponível em 26 países, compatível com dispositivos Android, IOS e Windows e acumula mais de 10 milhões de usuários ao redor do mundo.

    O serviço é um marco revolucionário no setor, justamente pelo preço econômico e fácil acesso de mais de 350 jogos sem precisar aguardar longas horas para fazer o download e instalação do conteúdo, além de não ter que pagar valores altos para comprar o console ou os próprios jogos, precisando apenas de um dispositivo móvel, conexão com internet e um controle (não obrigatório) para aproveitar todo o conteúdo.

    Segundo a vice-presidente de produção e estratégia do Cloud Gaming, Catherine Gluckstein, a plataforma é um sucesso absoluto no Brasil, sendo o país com mais engajamento no programa de testes antes mesmo da abertura em 2020. Isso pode ser explicado pela expectativa de Gamers que não possuem um console ou PC para jogar, no Brasil, a maior porcentagem dos jogadores estão nos dispositivos celulares com 41%, à frente dos consoles e computadores com 26% e 18% respectivamente, segundo pesquisa Games Brasil em 2021.

    Apesar de ainda não estar em sua fase final, o Xbox Cloud Gaming já pode ser considerado um sucesso, além de ser uma ótima opção para jogadores sem poder de acesso de compra aos consoles e acessórios de preço mais elevado. A plataforma é algo que a Microsoft vem dando total atenção, frequentemente lançando atualizações e melhorias, além de estar sempre incrementando mais jogos para a biblioteca, o Cloud Gaming é um projeto que tem tudo para se consolidar e crescer ainda mais no mundo dos games.

    Enzo Bao
    Enzo Bao
    21 anos - árduo consumidor e apaixonado por games desde os 4 anos de idade quando ganhei meu primeiro Playstation. Acredito que o videogame vai além de um hobby ou passatempo, é algo que pra mim possui um valor de aprendizado cultural, social e histórico muito grande, até por ser algo que teve um papel muito grande na minha educação. Defendo a ideia de que é algo fundamental no desenvolvimento e que todos deveriam ter acesso.

    Related articles